Há 6 anos eu vou de a pé para Romaria. De Monte Carmelo até o Santuário de Nossa Senhora da Abadia, são em média 22 km. E é até perto em consideração as pessoas que moram em outras cidades da região e andam mais de 100 km. Não é fácil andar isso tudo, mas vale a pena!
Esses quilômetros são de fé, são de gratidão e para pagar graças e promessas. E quando você chega a Igreja, o seu corpo já cansado, se renova. Você encontra forças para subir os mais de 40 degraus e coragem para agradecer à santa e pedir novas graças. É estranho, mas é verdade, ao chegar ao santuário às dores cessam e o coração se alegra.
Antes de começar a ir de a pé eu achava desnecessário esse “esforço” que os romeiros fazem. Deus nunca pediu isso para nós. Entretanto desse tempo para cá eu descobri o porquê de tantas pessoas irem andando. Às vezes a vida é boa e você agradece e às vezes a vida é ruim e você agradece da mesma maneira. Não é um “esforço”, é só mais uma maneira de agradecer. Uma maneira de parar tudo e fazer um sacrifício em prol da fé.
Os caminhos que levam para a pequena cidade de romaria são de fé, de esperança e de gratidão. E mesmo que muitos ainda não entendam, a cada dia, mais romeiros aparecem. É tradição a caminhada, a festa em louvor e a crença na santa. E independente da religião é bonito ver a fé tomar forma sobre as pessoas. Dizem que a fé move montanhas e ali, vendo milhares de pessoas caminhando você percebe que mover montanhas é o mínimo.
Conheça Romaria, conheça o berço da Nossa Senhora da Abadia. Sinta a energia do lugar santo e exerça sua fé da maneira que você achar melhor.