Sim, a cidade de Guimarães é a primeira cidade de Portugal e foi à primeira cidade a qual eu visitei quando estive no país. É bem perto para quem mora no Porto, como eu morava. A passagem não é tão cara, tem comboio a cada um hora e demora no máximo uma hora e 15 minutos.
Designada a “Cidade Berço”, Guimarães faz parte do município de Braga e é uma das cidades históricas portuguesas. Para quem gosta de história, vale a pena visitar.
Maaas para quem não gosta muito ou acha chato, a cidade tem seu charme. Não sou fã e nem amante da história, entretanto fiquei impressionada com a visita ao Castelo de Guimarães. Andar pelas ruínas de algo que já foi sólido, me fez perceber que nada na vida é para sempre, mas com o passar do tempo nós resistimos e sobrevivemos.
Além de castelos, museus e igrejas, a cidade é linda. Suas ruas, a arquitetura, o ambiente são todos rústicos e te fazem imaginar como era a vida há séculos atrás.
No palácio Paço dos Duques de Bragança você pode ver como eram as acomodações da realeza da época. Os quartos, as várias salas que eles tinham, as joias, roupas e utensílios que eles usavam. Era tudo muito chique e no estilo ostentação. É fascinante ver como eles sobreviviam sem eletricidade e tentar entender como eles não morriam de frio no inverno!
Separar um dia para visitar a cidade dá, não para conhecer tudo, mas é suficiente para fazer check in no facebook e saber contar para os parentes nas reuniões familiares!
P.s.: Não deixem de visitar o Castelo de Guimarães, o palácio Paço dos Duques de Bragança e a Igreja de Nossa Senhora da Oliveira.