Meet me in Montauk
- Talita Vital
- 24 de mar. de 2017
- 3 min de leitura

Frase chave do filme Brilho Eterno de uma Mente sem Lembrança, “Meet me in Montauk” é uma nova definição do proverbio: a esperança é a última que morre.
O longa é fantástico. A narrativa te leva a uma opção, ainda não conhecida pela medicina e pela tecnologia atuais, que é apagar lembranças específicas de alguém da sua memória. No filme, esse é o melhor remédio para um amor que não deu certo.
A história de Joel começa quando ele se apaixona por Clementine, pela segunda vez. *Alerta spoiler. Sim, Joel e Clementine já haviam se conhecido num passado próximo, e eles se reencontram de novo, depois de apagarem um ao outro de suas mentes. Pode ser pela força do destino, pela lei do universo, por Deus ou porque o amor deles era tão forte que eles não conseguiam ficar separados mesmo após o procedimento.
O romance do casal aparece em flashback durante o filme, o legal é que é de trás para frente, quando Joel está fazendo o procedimento para apagar Clementine. A essa altura, a moça, já o havia apagado da vida dela. E é ai que vemos o desenrolar do primeiro romance de Joel e sua Tangerina (apelido dado por Joel a Clementine que pintou o cabelo da cor tangerina). Quando o procedimento começa, os técnicos, que não são nada profissionais, acabam tendo problemas com as lembranças de Joel e no decorrer, Joel percebe que está apagando Clementine de sua mente.
Do final para o começo, as últimas lembranças são ruins, as brigas, os desentendimentos... Joel não se importa de perdê-las. Mas quando chega ao começo da história dos dois, Joel percebe o motivo dele ter se apaixonado por Tangerina, mas já era tarde demais, o procedimento tem 100% de eficácia. Ainda em transe para a excussão do procedimento, Joel faz de tudo para manter aquele sentimento puro, único e inicial que sentia por Clementine, mas não adianta. Sua última lembrança é Clementine dizer lhe em seu ouvido: Encontre-me em Montauk. Mas no dia seguinte, ele não sabe quem é ou foi Clementine.
E é ai que eles se apaixonam novamente. Ao pegar o trem para o trabalho, Joel sente que em ver de ir trabalhar, ele deve ir a Montauk. Acreditando em seus instintos, Joel vai e encontra Clementine. E a história começa de novo. Até que uma funcionária da clínica, que teve suas lembranças apagadas, descobre e decide avisar todos os outros clientes. Joel e Clementine fazem parte do montante e quando descobrem que eles já haviam se conhecido, se sentem estranhos, porém depois de choros e conversas, decidem tentar novamente.
Entenderam o porquê de o filme ser fantástico? Ele nos mostra que relacionamentos não são fáceis, mas se estamos neles é porque temos algum sentimento pela pessoa a qual dividimos a vida. Nas dificuldades e tombos, pense no que te fez apaixonar pelo seu companheiro, se for forte e fazer sentido ainda, dê outra chance, como Joel e Clementine. Se não, siga em frente, ele ou ela podem não ser a pessoa a qual sua mente, mesmo sem lembranças, carrega um brilho eterno.
Se eu apagaria pessoas da minha vida? Sim. Seria mais leve e feliz viver sem todas as merdas que acontecem. Mas se eu seria quem eu sou hoje? Não, porque todas essas merdas me ajudaram a crescer como pessoa e fazem parte da minha bagagem.
Entretanto seria interessante apagar todos os meus relacionamentos e ver quem eu encontraria em Montauk.
Comments